Notícias

por Câmara Municipal — publicado 27/03/2019 13h15, última modificação 13/10/2019 07h12
Acompanhe as notícias desta casa legislativa.

8 de Março dia internacional da Mulher

por adm publicado 08/03/2019 09h10, última modificação 23/03/2019 23h36
Parabéns a todas as mulheres!

A Câmara Municipal de Arara - Casa Josué Alves da Cruz - parabeniza as mulheres em seu dia, em especial as mulheres ararenses, que mostram diariamente sua força, eficiência e fé em tudo que realizam.

Homenagem ao dia internacional da Mulher

por adm publicado 07/03/2019 22h55, última modificação 23/03/2019 23h36
O dia internacional da mulher é um marco de grandes conquistas e deve ser comemorado intensamente.

Vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que mataria 146 pessoas, dessas quais 129 mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.

Esse incêndio levou à criação do mito de uma suposta greve que teria ocorrido em 8 de março de 1857, em Nova York, que não aconteceu. A confusão foi causada por jornais alemães e franceses na década de 60.

No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como "Pão e Paz", sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, data que somente foi oficializada em 1921.

Após este conflito e com as transformações trazidas com a Segunda Revolução Industrial, as fábricas incorporaram as mulheres como mão de obra barata. No entanto, devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.

Também nas primeiras décadas do século, as mulheres começam a lutar pelo direito ao voto e à participação política.

Apesar disso, por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-mulher-8-de-marco/

Parabéns a todas as mulheres, simbolo de grandes conquistas.

Início dos Trabalhos do ano de 2019

por Câmara Municipal — publicado 15/02/2019 09h25, última modificação 25/03/2019 20h26
Câmara Municipal realiza primeira sessão ordinária de 2019.

Ocorreu na noite da quarta-feira (13) de Fevereiro, a primeira sessão ordinária da câmara municipal na casa Josué Alves da Cruz em Arara/PB.
Estiveram presente, vereadores da casa, secretários do município, autoridades do poder executivo, autoridade religiosa e o público pode também acompanhar a sessão presencialmente, além dos internautas que assistiram a sessão conectados conosco através da live no facebook (@camaradearara).

Atualmente a mesa diretora é ocupada pelo vereador Jailson Sousa(presidente), o vereador Naldo(vice-presidente) e o vereador Luizinho(secretário).

O poder legislativo sempre trabalhando em favor da sociedade.

Veja Abaixo o vídeo na integra.